segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Uma reflexão sobre o trabalho

O trabalho existe para evoluirmos como pessoas. Serve também para ajudar o próximo. É seva, serviço a Deus através do próximo. Mas também pode ser uma fuga. Fuga de nossas questões mal resolvidas, fuga da dor da existência.
Tudo é relativo. Tudo depende da situação do momento. Para descobrir o que é e o que não é a quietude e auto observação se faz necessária.
Nem sempre é fácil descobrir. Nos enganamos tanto, mentindo para nós mesmos! Falamos uma coisa, sentimos outra e agimos completamente diferente do falar e sentir... e isso só aumenta a confusão, dificultando descobrir a verdadeira intenção.
Escrevo isso porque hoje, nós ocidentais, entramos numa neura de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Em nome da sobrevivência, nos maltratamos física e emocionalmente. Dizemos a nós mesmos: “É preciso trabalhar, fazer o quê?” Mas, me pergunto: “será que vale a pena nos autodestruir tanto por causa de um sapato novo, de uma casa mais bonita ou por um carro do ano?
Deixamos de dar atenção a quem amamos, de fazer o que gostamos, de curtir o momento porque estamos cansados demais e consequetemente estressados também.
A questão é: será que não está na hora de olhar para dentro de nós e descobrir o motivo de trabalharmos tanto, dessa correria insana que se apoderou de nossas vidas? Tentar ir além do “É preciso trabalhar para sobreviver” e fazer perguntas e mais perguntas, como por exemplo:
• Quem está dizendo para mim que preciso comprar aquele produto? Por que devo comprá-lo? Ele é realmente necessário?
• Tenho aproveitado meus momentos de lazer? O que tenho feito de significativo para mim mesma? Consigo parar e apenas relaxar? De que maneira eu relaxo? O que me faz relaxar?
As perguntas não param. É como um novelo de lá: uma pergunta puxa outra... tenho feito estas perguntas a mim mesma há alguns anos. Através delas, descobri a mim mesma. E todas elas me levam a uma atual que insisto em fazer todos os dias quando eu levanto da cama: Qual é o sentido do meu trabalho?
Acredito veementemente que se não encontrarmos significado em nossas ações, a vida fica insossa. O trabalho, hoje pra mim, significa serviço ao próximo, ou nas palavras de uma amiga: compromisso social... E pra você, qual é o significado de seu trabalho?

Pesquisar este blog