quinta-feira, dezembro 19, 2013

Bumm Bumm Bole




Bumm Bumm Bole   é um filme indiano que conta a história de dois irmãos  que são tão pobres que precisam dividir o tênis para ir à escola. E como consta na sinopse no site Filmes da Índia:

Pinu (Darsheel Safary) e sua irmã Rimzim (Ziyah Vastani)vivem com seus pais em um lugarejo muito humilde. Eles estão passando por sérias dificuldades financeiras e os seus pais não tem dinheiro nem para comprar comida. Quando a sandália de Rimzim quebra seu pai pede a Pinu para ele consertá-la no sapateiro. O problema é que Pinu perde as sandálias sem querer e ele e sua irmã decidem dividir um par de tênis velho que Pinu possui para irem para a escola até que seus pais tenham dinheiro suficiente para comprar sapatos novos. E assim, começa a saga desses dois irmãos que não querem muita coisa da vida. Para eles, chegar em terceiro lugar é muito mais gratificante que chegar em primeiro.

Esse filme é uma versão do filme Iraniano "Filhos do Paraíso" de 1997.


Como um bom filme que se preze há um pouco de tudo: blasfêmia (?) do pai pela pobreza, ternura entre irmãos, pessoas que em meio a pobreza via uma forma de ganhar dinheiro, autoritarismo patronal, violência policial, tentativa de estrupo, fome, perseverança para vencer as dificuldades...
E em meio a tantas emoções, o que me chamou a atenção foi a persistência do menino em participar de uma corrida para ganhar um tênis e assim doá-lo a sua irmã. Foi de “cortar o coração”, ver o seu desconsolo por não ter conseguido o 3º lugar e sim o 1º . Embora o prêmio do 1º lugar fosse “melhor”, não o satisfazia e nem atendia suas necessidades.
O pano de fundo do filme é a desigualdade social, pois são tão pobres que uma criança tem que esconder de seus pais que perdeu a sandália da irmã. E por isso, me fez lembrar algumas dificuldades da infância. Por outro lado, fica evidente enquanto escrevo estas linhas o quanto nossos arquétipos de pai, mãe, filho, irmão estavam presentes e foram tratados de forma sutil e profunda...
Coloquei-me no lugar do menino que não sabia como resolver o seu problema e a questão o consumia. Senti na pela o desespero do pai com a dificuldade de encontrar trabalho e sua tentativa de continuar sendo digno. Entristeci-me ao ver a tentativa do  patrão em abusar da mãe, por ser bela e indefesa. Comoveu-me a irmã com sua vergonha em enfrentar o mundo por estar de sapatos sujos e grandes para seus pés. E me encantou o show de interpretação dos dois atores mirins: Darsheel Safary e Zyah Vastani. Eles conseguiram serem ternos, doces, cúmplices. E no fim das contas, não é isso que queremos de um irmão?

Para fazer o download do filme, clique aqui

Pesquisar este blog