quinta-feira, julho 07, 2016

Slides a favor da aprendizagem: técnicas adequadas (orientações para formação presencial)

O recurso tecnológico que mais tem sido utilizado na área educacional é a apresentação de slides.
Mas como utilizá-lo a favor da aprendizagem?
Diversos téoricos tem se debruçado sobre isso e a proposta de nosso encontro presencial é que você conheça algumas técnicas e em seguida, crie uma apresentação de slides a partir dos conhecimentos adquiridos.
Vamos lá?

Atividade 1

1.1. Conversa em roda: uso de slides em na sala de aula.
1.2. Apresentação de slides: Técnicas adequadas para criação de slides.
1.3. Utilização do Google Slides
Passo a passo para elaboração da primeira apresentação no Google Slides
Escolher um Tema ou Plano de fundo (cuidado com as cores fortes)

Escrever o título : Boas Práticas com TIC’s. Subtítulo: escrever seu nome

Editar o Slide Mestre
Escolher uma fonte sem serifa (Arial, Verdana),
Tamanho: Mínimo 30 para texto e 40 para título
Ir no Menu Inserir/ Novo slide.
Aplicar Layout Título e duas colunas. Escrever na coluna a direita: O foco deve ser na Educação, não nas TIC’s.
Na coluna à esquerda, inserir uma imagem
Ir no Menu Inserir/Url; acessar o Google e buscar uma imagem com o termo Tecnologia Educacional; escolher a imagem; clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Copiar Endereço da Imagem;  voltar no Drive e colar a imagem na barra de endereço.
Anotar as falas na Guia Anotações: Ao planejar uma aula com tecnologias, pensar: o que e como vão aprender? O recurso serve para melhorar a qualidade do processo de ensinar?

Inserir Novo Slide. Escolher o layout Legenda
Digitar na caixa de texto: Métodos + Estratégias+ Atividades planejadas = Aprendizagem.
Ir no Menu Inserir/Vídeo. Digitar na barra de pesquisa: Metodologia ou Tecnologia. Escolher o vídeo e clicar em Selecionar.

Revisar os slides. Dica: visualize em tela cheia.
Fazer o download da apresentação
Atenção! Para imprimir com Anotações: Menu Arquivo Imprimir/Configurações/Anotações





Atividade 2


2.2. Cada grupo deve acessar os links:
Texto 5: https://activetextbook.com/active_textbooks/10801#page1

2.3. Cada um do grupo deve ler o texto, fazer suas anotações e sínteses utilizando a própria ferramenta.
Atenção! Para usar a ferramenta, clique nos ícones da barra lateral a esquerda.

2.4. Após a leitura, o grupo deve discutir as principais ideias do texto.

Atividade 3


 A equipe deverá trabalhar colaborativamente para realizar as ações abaixo:

1º momento: Transformem o texto-base para uma linguagem visual.
Para isso, elaborem um roteiro ou um resumo de no máximo seis linhas, definindo o que irá aparecer em cada slide (texto, imagem, som, etc). 


2º momento: Reúnam todos os materiais necessários (imagens, vídeos, links) para criar os slides.

3º momento: Acessem o Google Slides e criem os slides.
Se necessário, acessem o tutorial com o passo para criação de slides utilizando os serviços do Google.


4º momento: Definam o visual dos slides: plano de fundo, layouts, fonte, tamanho e cor.
Atenção! Não se esqueçam de observar as técnicas adequadas e editarem o slide mestre para facilitarem o seu trabalho. 


5º momento: Digitem as informações e insira os recursos escolhidos (links, imagens, vídeos...)nos slides.
6º momento: Revisem cada slide. 
Dica: para revisarem os slides, use o recurso tela cheia. 




6º momento: Façam o download do arquivo para o pen drive ou enviem o link para seu email.

Atividade 4

A equipe deverá planejar sua apresentação e é imprescindível que todos participem.





Atividade 5

Apresentação dos grupos







Atividade 6

Avaliação da apresentação
Devolutiva da formadora sobre as técnicas utilizadas.



Critérios de avaliação
Individuais

Grupais

  • Utilizou as ferramentas do Google Slides.
  • Leu o texto-base e conseguiu usar alguns recursos da ferramenta online
  • Utilizou as técnicas adequadas na edição dos slides
  • Procurou colaborar com o grupo.
  • Conseguiu apresentar os slides com desenvoltura.

  • Trabalhou cooperativamente (O grupo foi além de dividir tarefas)
  • Respeitou o tempo e espaço de cada um.
  • Otimizou o tempo e realizou as atividades propostas.



 Referências:

A Ciência do Slide Perfeito. Revista Super Interessante. Agosto de 2009. 

Orientações para criação do plano de produção retirado  do Caderno de estudo e prática,SEED/MEC, 2008 pág.180-181.)

Por que os alunos não aprendem com seus slides. In: 
http://porvir.org/por-alunos-nao-aprendem-seus-slides/

Quais os benefícios de uma apresentação em sala de aula. In: http://www.ehow.com.br/quais-beneficios-apresentacao-powerpoint-sala-aula-fatos_13017/

Uso pedagógico de slides digitais. In: http://www.ehow.com.br/quais-beneficios-apresentacao-powerpoint-sala-aula-fatos_13017/




1

Pesquisar este blog