quinta-feira, dezembro 04, 2014

Novo paradigma em prática

Sempre acreditei que as mudanças acontecem em pequenos atos... Percebemos que algo mudou a partir de pequenos detalhes.
Hoje, na entrega de certificados do I Ciclo de Oficinas do Linux Educacional tive a  grata oportunidade de comprovar isso.
Mostrei às professoras a média da avaliação das oficinas, conforme gráfico abaixo:
Avaliação do I Ciclo de Oficinas do Linux Educacional promovido pelo NTM/SEMED Pouso Alegre/MG
Em seguida, solicitei às presentes que falassem como foi a utilização dos softwares na prática. Enquanto conversávamos, uma integrante do NTM (Núcleo Tecnológico Municipal), setor da Secretaria de Educação (o qual eu coordeno) registrava a conversava em palavras-chaves utilizando a ferramenta Text2Mind.
Defendo o uso da tecnologia, mas desde que seja para mediar, melhorar, ampliar nossa capacidade de cognição, não para substituir professor e muito menos nossa capacidade de pensar.  Usar o computador por usar na prática educativa não acrescenta em nada. Como sempre digo nas formações: "brincar o aluno brinca em casa".
Então foi muito interessante ouvir das professoras mudanças de metodologias, propostas de novos métodos acontecendo aqui bem "debaixo de nosso nariz". Nossa conversa ficou registrada através de um mapa conceitual:

Mapa conceitual elaborado pelos participantes da entrega de Certificados do I Ciclo de Oficinas do LE


Foi muito bonito ouvir das professores que assumiram o desafio de trabalhar com ferramentas tecnológicas: "aprendi junto com eles"; "eles aprenderam brincando através do softwares"; "tive muita dificuldade, mas recebi ajuda dos alunos"; "os alunos se concentraram muito pra fazer a atividade proposta"; "eu pedi que eles indicassem aos colegas uma leitura no software  e explicassem o porquê", "a aula foi bem mais significativa e dinâmica do que a convencional".
Enfim, é devagar que estamos pouco a pouco construindo um novo modelo educacional. Eu acredito nisso!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog