terça-feira, junho 21, 2016

Webquest

Uma WebQuest sobre outras WebQuests*

Versão para o Ensino Médio e para a Formação de Professores
Adaptado por Cristina Varanda - Equipe do Site da Educação - SEDUC - Santos

 

Introdução

Desde o início de 1995, os professores em vários lugares do mundo aprenderam como usar a rede, adotando o formato de WebQuest para criar aulas orientadas para a pesquisa. Mas o que exatamente é uma WebQuest? Como as pessoas se sentem fazendo uma? Como você reconhece um bom exemplo de WebQuest só de olhar? Em 60 minutos, você irá se deparar com essas e outras questões.

A Tarefa

Para desenvolver grandes WebQuests, você precisa ter um completo entendimento das diferentes possibilidades abertas para criar aulas baseadas na rede. Uma das maneiras para alcançar o objetivo, é analisar, criticamente, um número de exemplos de WebQuests e discuti-los a partir de perspectivas múltiplas. Esta é a sua tarefa neste exercício.
Ao final desta aula, você e o seu grupo responderão as questões a seguir:
1. Quais dos dois exemplos de WebQuests listados abaixo são os melhores? Por quê? 
2. Quais os dois que são os piores? Por quê? 
3. O que melhor e pior significam para você? 

O Processo

1. Primeiramente, cada participante acessará o arquivo Análise de Webquest. Faça o download do arquivo para registrar suas conclusões.
Para responder às perguntas acima, vocês se dividirão em grupos de 4 pessoas. Dentro do grupo, cada um de vocês escolherá os seguintes papéis:




2.  Individualmente, você examinará cada um dos sites a partir da perspectiva papel que terá de desempenhar. Você vai precisar examinar cada site, com justiça, rapidamente. Não gaste mais do que 5 minutos em cada um dos sites.
Para medir o tempo gasto, o/a mediador/a do grupo pode cronometrar o tempo utilizando o cronômetro do celular ou uma ferramenta online.

Aqui estão os sites que você terá de analisar:
Mário Quintana:  Aprofunde os seus conhecimentos sobre o anjo poeta.
Uma luz mágica: Desvende o mundo microfísico a partir da teoria da luz de Isac Newton. 
Futebol: Conheça como o mais amado esporte pode envolver diversas áreas do conhecimento.
A energia que move o mundo: Descubra quais as fontes geradoras de energia existentes no mundo atualmente.
Uma viagem pelo corpo humano: Conheça o corpo humano e os seus principais órgãos.
Novo acordo da Língua Portuguesa:  Saiba mais sobre as novas regras de acentuação.


4. Quando todos no grupo tiverem visto todos os sites, é chegado o momento de se juntarem para responderem às perguntas. Um de cada vez, apresenta os 2 melhores e os 2 piores exemplos, na sua perspectiva, justificando-a. Ouça atentamente as opiniões dos outros, mesmo que, em um primeiro momento, não concorde com elas.

5. Um membro do grupo deverá anotar os critérios utlizados e a decisão final alcançada, usando uma cópia da folha de atividade, onde devem ser identificados todos os membros do grupo.

6. Durante a discussão final, um porta-voz do grupo apresentará a todos, os resultados obtidos, fundamentando-os. Será que os outros vão concordar com essas conclusões? 

Conclusão

Idealmente, este exercício lhe dará um escopo maior de idéias com as quais trabalhar ao desenvolver as suas habilidades de desenvolvedor(a) de WebQuests. A melhor WebQuest ainda está por ser escrita. Poderá ser a sua!

Para saber o passo a passo de como criar uma webquest, acesse o link: https://goo.gl/A1hRGw

Avaliação
Evento
Minicurso:




Elaborada em 24 de setembro de 2002 e adaptada em 02 de julho de 2008. Revisada por Irene Coelho - Site da Educação.  
* Essa Webquest está disponível no endereço: http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/e107_files/downloads/webquests/WebQuest.html.
Ressalta-se que nesse site  os links a serem visitados estão todos quebrados e aqui registra-se o link de novas Webquests e uma proposta de análise elaborada por mim. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog